Este é o portal do Centro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-BA.. Tal portal nasce com o objetivo de se tornar ponte entre CA e aluno, facilitando a aquisição de informação por este. Neste portal serão postados projetos e eventos concernentes ao curso de Letras da UESC. Assim, pretende-se alcançar transparência no uso das informações para, dessa forma, abranger os discentes do curso de Letras.
Centro Acadêmico é a nomenclatura usada para definir o movimento estudantil organizado e reconhecido em cada curso universitário do país. Como entidade o centro acadêmico pode representar o aluno em diversas instâncias, seja nas plenárias do colegiado e departamentais, ou na condição de manifestar e defender o direito do aluno, independente de sua origem, etnia, religião ou cultura.   
O movimento estudantil é fundamental para pensar as mudanças na história do Brasil. A campanha da redemocratização no Brasil na década de 80 foi orquestrada pelo movimento estudantil e pela organização feita em volta da União Nacional dos Estudantes e de outras entidades organizadas, que queriam a liberdade de expressão, o direito ao voto, dentro outros protestos empreendidos.
Na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) esse movimento também foi de suma importância. A estadualização da universidade e a sua consequente gratuidade só aconteceram graças ao movimento estudantil organizado em torno do Diretório Central dos Estudantes da UESC. Recentemente essa mesma entidade estudantil teve vitórias consideráveis como a Casa dos Estudantes, já aprovada; o “bandejão”, alimentação barata e de qualidade no Restaurante Universitário (RU) da UESC a ser implantado em breve, assim como a gratuidade na cerimônia de colação de grau que era paga pelos alunos que decidiam colar grau com cerimônia. Essas são provas de que o movimento estudantil tem vitórias, sobremodo em um país que teve os moldes delimitados por ele.
Centro Acadêmico de Letras Prof. Ruy Póvoas/ Colegiado de Letras /Departamento de Letras e Artes/ Universidade Estadual de Santa Cruz